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O Home Office também conhecido como escritório em casa, sempre foi o sonho de consumo para muitas pessoas. Mas, reinventar o cenário do trabalho em um ambiente familiar dentro do seu lar e conciliar com todas as atividades domésticas, pode ser muito mais trabalhoso do que parece. Para conseguir organizar seu trabalho em seu ambiente doméstico e garantir sua produtividade separamos aqui algumas dicas de organização.
Entre as várias medidas que podemos tomar para manter o foco trabalhando em casa, uma delas é a de nos vestirmos para o home office. é muito importante manter o ritual de se arrumar para trabalhar, mesmo estando em casa. Não podemos deixar o cabelo a fazer e ficar de pijama o dia todo, só porque estamos trabalhando em casa. Vestir-se é mais uma forma de ajudar nosso cérebro a entender que estamos em horário comercial. Não fique tão confortável assim!
Coloque uma roupa mais confortável e vista-se como se fosse encontrar com alguém do escritório. Isso pesa na nossa imagem e mostra que nos cuidamos. Não queremos e nem podemos passar ideia de desleixo para clientes ou para os colegas de trabalho. Você não precisa exagerar na produção, mas deve estar sempre preparado para as várias situações possíveis no dia-a-dia como receber fornecedores, fazer conferências online, sair rapidinho para algum compromisso, almoçar com clientes e etc. E sempre marcando ponto positivo para sua imagem, além de ajudar na sua disposição e rendimento.
Para você se organizar em sua casa ou apartamento, e manter o foco nas tarefas o primeiro passo é encontrar um espaço, ambiente ou um canto vago no seu imóvel para organizar e montar seu próprio mini escritório. A pergunta que fica, onde seria o melhor local da casa ou do apartamento para a montagem de um mini escritório? Com certeza podemos começar descartando a cozinha e o banheiro, e muitas pessoas não têm alternativas muito claras de onde será alocado o espaço para ser produtivo no home office.
Um home office organizado depende de um espaço exclusivo para ele, então uma possível alternativa seria tirar móveis e itens de decoração que ocupam muito espaço na casa e guardá-los em uma garagem, acumular em um outro ambiente ou ainda contratar um self storage, para armazenar os itens pelo período necessário.
Em corredores estreitos não tem como colocar uma mesa de trabalho. No hall de entrada o movimento pode incomodar. Sobrou então a sala ou o quarto.
Use um desses dois ambientes e faça você mesmo o espaço para seu escritório, organize com materiais de decoração e itens essenciais para o bom rendimento do seu trabalho.
Um home office precisa ter organização de mesa de escritório, com itens de papelaria, suporte e materiais de anotações e consultas, que são úteis para manter o seu ambiente acolhedor e inspirador, combinação perfeita para animar o rendimento.
Você pode decidir que seu escritório de trabalho vai ser em sua sala ou seu quarto, mas para sua produtividade aumentar ele precisa estar em um ambiente iluminado, ou seja, próximo à janelas, luzes e até pode usar uma decor de escritório com abajur. Organizadores de mesa, lápis, post it, estojo e agendas são itens essenciais para manter a cara do seu ambiente de trabalho.
Um escritório bagunçado nunca será inspirador. Então, até aquele lixinho, ou aquela caixa que já ia para o lixo, viram a lixeira ou uma gaveta para os itens de consulta ou descarte.
Quando estamos no escritório de trabalho sempre mantemos nossa carga horária, com a pausa de uma hora para o almoço e retorno às atividades, em casa devemos fazer a mesma coisa, mas com agenda home office, lembrando sempre de como ser produtivo no home office e como se organizar.
É importante que você defina horários e estabeleça uma rotina, para não perder o rumo das atividades e sempre cumprir com as metas de entrega de suas tarefas. Inserir as rotinas de atividades domésticas em pequenos intervalos pode atrapalhar sua produtividade, indicamos então que você defina horários antes e depois das atividades de trabalho, e dê todos os dias uma arrumada geral na casa, para não acumular afazeres e manter sempre a casa organizada, o que também ajuda na harmonização do ambiente e sua produtividade.
Estabelecer uma pausa de hora para o almoço é muito importante pois, ajuda na sua concentração e sinta-se confortável em definir os horários em que se sente mais produtivo para estabelecer as entregas de acordo com eles, você é o dono do seu tempo, use isso a seu favor.
Depois de organizar sua agenda home office e as tarefas a serem cumpridas no seu dia, é fundamental que você avise a todos os moradores da sua casa: mãe, pai, avó, filhos e até mesmo os bichinhos de estimação que você não quer e não pode ser interrompido enquanto estiver trabalhando.
Se você está em seu escritório no quarto ou no ambiente familiar, onde você abriu espaço para organizar o home office e colocou seus itens de escritório este local é o escritório definido por você, e você não deve ser interrompido. Se as interrupções persistirem, você pode recorrer ao fone de ouvido, mesmo que você não goste de trabalhar com música ou sons de ambiente externo, coloque o fone no ouvido e você verá como a mágica acontece.
Fazer uma lista de tarefas, priorizando as atividades que devem ser entregues por escalas de urgência e prioridades vai ajudá-lo na organização. Uma listinha sempre ao lado com as entregas diárias, anotadas à mão mesmo faz com que você não se esqueça de nenhum prazo, começar sempre pela tarefa menos prazerosa pode ajudar na sua produtividade, pois dá mais ânimo para que você siga com as demais entregas e se sinta confortável.
É importante manter-se disciplinado, mesmo que você esteja no conforto do seu lar e do ambiente de escritório montado por você, assim você evita que seu home office acabe se transformando em um fardo.
Conciliar as crianças em casa com as atividades do seu trabalho, não é tarefa fácil. Para trabalhar a concentração e o foco dos pequenos, vamos te ajudar na indicação de tarefas que exijam da criança concentração e foco para executar, enquanto você trabalha. Por exemplo, colar adesivos, desenhos em papel para pintar, brincadeiras de massinha.
Nesses casos, você deve criar um desafio, que exija da criança atenção, fazer com que o pequeno pense nas cores que irá pintar, na imagem que vai escolher para colar e também na ordem em que devem ficar os adesivos em cada folha, são pequenos desafios que preenchem o tempo da criança, ajudando no seu desenvolvimento, outra ideia é ter um momento de leitura e pensar em brincadeiras mais elaboradas, como esconder objetos, fazer pistas de corridas.
Para que a atividades funcionem e rendam o tempo, você deve também montar um cantinho do lado da sua estação de trabalho, com espaço suficiente para ajudar no desenvolvimento das atividades, para isso, você pode separar aquele móvel novo que não quer que sofra nenhum dano e armazenar em um self storage, com modelo de contrato mensal e tamanhos personalizados, estes modelos de box, quando contratados, podem receber todos os tipos de materiais e itens para solucionar seus problemas de espaço, com um box individual contratado, você ainda pode organizar com seu filho os brinquedos mais antigos para doação e novos para organização da casa, e assim, estabelecer momentos com o pequeno, que vão além das tarefas diárias.
Não adianta avisar todos os familiares e a vizinhança inteira sobre os horários em que você está trabalhando e esquecer do mais importante: a comunicação com o restante da equipe.
É muito importante estabelecer interações e estar em alinhamento com quem quer que seja que você trabalhe. Seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores. Lembre-os de deixar claro que você está à disposição para atender à demandas, e de mostrar sempre suas atividades em andamento e entregues.
O trabalho remoto pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador. Informe ao seu chefe quando iniciar suas atividades, faça alinhamentos para entender as entregas de suas tarefas, e peça a opinião de sua equipe envolvendo todos no seu trabalho.
No caso de te ajudar na produtividade em período de home office, o self storage, que é um box individual de auto armazenamento usado por pessoas e empresas para guardar os mais variados tipos de materiais e móveis de casa, de escritório, documentos e até mesmo computadores, serve como solução no auxílio da logística do ambiente de trabalho e da sua casa.
Além disso, esses espaços possuem: segurança 24h, tamanhos personalizados e algumas outras vantagens.