Fevereiro sempre foi sinônimo de folia. Antes mesmo de iniciar o mês, com a movimentação dos bloquinhos de pré-carnaval, os foliões mais animados e ansiosos já tiravam do alto do armário suas fantasias para brincar pelas ruas.

Mas esse ano de 2021 está sendo diferente. A pandemia adiou os planos da folia por tempo indeterminado. Aí, bate aquela dúvida: o que fazer com as fantasias e acessórios que ocupam espaço no armário sem saber quando elas serão utilizadas novamente? E qual a forma correta para guardá-los?

Roupas guardadas estragam mais rápido

Você não leu errado. Roupas e acessórios que ficam guardados por muito tempo tendem a estragar mais rápido do que as que usamos com frequência. Os motivos principais são a sujeira e o pouco oxigênio existente nos locais mais comuns de armazenamento.

O resultado são peças amareladas, mofadas, cheirando mal e que podem provocar reações alérgicas. Para não ter essa surpresa desagradável, é necessário um cuidado especial com a higienização das peças e atenção redobrada na hora de guardar.

Aprenda a armazenar da maneira correta

Os acessórios e roupas utilizadas durante a folia podem durar por anos e serem aproveitadas no carnaval seguinte ou em alguma festa temática se guardados da forma correta.

Mas como fazer as roupas “respirarem” se são itens utilizados apenas uma vez ao ano? Existem cuidados essenciais que quando tomados, protegerão suas fantasias e acessórios de qualquer bactéria. Confira as dicas abaixo:

  • Higienize as fantasias e acessórios antes de guardar pois sujeira causa mofo. Fique atento ao que diz a etiqueta sobre lavagem; em geral, lava-se sempre à mão e com cuidado. Arquinhos, máscaras e acessórios de cabeça podem ser higienizados com um paninho umedecido em água e vinagre.
  • Seque à sombra antes de guardar. Certifique-se de que tudo está bem seco antes de armazenar pois a unidade pode estragar o tecido.
  • Fantasias com pedrarias e bordados devem ser lavadas à mão. Fantasias com tecidos mais grossos, o recomendado é passar um pano molhado a fim de eliminar a sujeira e depois colocá-la no sol.
  • Não use ferro quente em fantasias de lantejoulas.
  • Não utilize capas ou sacos plásticos, dê preferência à uma proteção de algodão ou TNT (que são materiais furadinhos e ventilados). O plástico deixa o ambiente úmido e sem ventilação, propício para bactérias.
  • Se preferir organizar dentro de caixas, opte por materiais de papelão ou isopor. Eles mantem a umidade longe. Coloque naftalina.
  • Evite pendurar fantasias de pedras em cabides pois elas pesam no tecido e podem deformá-lo.
  • Acessórios que têm pena devem ficar em caixas com espaços entre eles para não amassar e sem peso em cima.
  • Deixe as peças no sol a cada seis meses.
  • Abra as portas dos armários algumas horas por semana, de preferência, no horário mais quente do dia.

Cuidado com o mofo na maquiagem!

Outro adereço fundamental para compor o look da folia e que precisa de ainda mais cuidados na hora de guardar são as maquiagens. Por se tratarem de itens que são utilizados na pele e têm prazo de validade, é muito importante saber como manter as bactérias longe.

O primeiro passo é, obviamente, acompanhar o prazo de validade já que os perigos nem sempre são visíveis. Observe se há mudança de textura, coloração ou cheiro diferente. Maquiagem vencida pode contaminar o seu rosto e, por isso, deve ser imediatamente descartada.

E como evitar que estrague antes do tempo?

Às vezes, pode acontecer do produto não estar vencido e mesmo assim apresentar características de que está estrago. Por quê isso acontece? A resposta está no local em que ficam guardados.

A dica de ouro é evitar deixar sua maquiagem aberta em ambientes com grandes variações de temperatura (o banheiro, por exemplo). Mudanças bruscas do calor para o frio aceleram a proliferação de bactérias.

Armazene as fantasias em um self Storage

Agora que você já aprendeu como guardar suas fantasias em casa, pode estar se perguntando: Mas e se eu não tiver um espaço adequado em casa para guarda-las? Calma! Nós temos uma opção que pode te ajudar.

Se está te faltando espaço em casa e você gostaria de dar vida longa aos seus itens carnavalescos, um self-storage – um dos setores que mais crescem no Brasil -, pode ser a solução. Esse é um tipo de local de armazenagem de produtos diversos que contam com uma infraestrutura adequada para garantir que seus pertences não estragarem com o tempo.

Essa pode ser uma boa alternativa para guardar as fantasias de carnaval da família toda ou de um grupo de amigos, por exemplo. Os boxes desses galpões são individuais, de acesso exclusivo e possuem todos os tamanhos, o que te permite ter autonomia para escolher um espaço que se adeque à sua necessidade e pelo tempo que precisar, sem burocracia ou contratos longos.

Outra grande vantagem é que esses galpões possuem temperatura controlada e dedetização periódica, o que evita o surgimento de mofo e insetos que poderiam danificar suas roupas. Além disso, você conseguirá acessá-lo sempre que desejar. Assim, você não precisará se desfazer dos seus itens carnavalescos por não ter espaço para guardá-los.

Gostou da ideia e quer saber mais como um self-storage pode de ajudar a guardar as coisas de casa? Leia aqui!

Compartilhar