Para te ajudar, separamos algumas dicas de soluções para organização do quarto das crianças que você pode começar a fazer na próxima arrumação. Inclusive, algumas delas podem ser feitas em outros ambientes da casa, como o famoso quartinho da bagunça, lavanderia e a sala, por exemplo.

Confira o conteúdo abaixo e se surpreenda com a facilidade em como organizar o quarto pequeno!

Organização do guarda-roupa

Geralmente, os quartos das crianças não possuem muitos móveis, em compensação possuem vários objetos como: brinquedos, roupas e material escolar, por exemplo. Para conseguir organizar o quarto do seu pequeno e abrir mais espaço, a organização do guarda-roupa infantil deve vir em primeiro lugar!

Separar e organizar as roupas por estação, organizar os brinquedos, separar aquilo que não quer ou precisa mais, e ter caixas de plástico para arrumação a fim de te ajudar a organizar o que está solto dentro do guarda-roupa são pontos importantes que devem ser levados em consideração.

Confira abaixo algumas técnicas para te ajudar a organizar o guarda-roupa das crianças.

Como guardar gibis dentro do guarda-roupa

Durante a primeira infância, é muito comum no universo infantil, ter diversos tipos de revistinhas que auxiliam no desenvolvimento da leitura e da escrita. Mas, organizar esses livros, HQs e gibis é uma tarefa difícil, principalmente no quarto pequeno onde não se tem espaço suficiente dentro do guarda-roupa.

A melhor forma para organizar, guardar e manter os gibis em bom estado é colocando dentro de saquinhos apropriados e os organizando em caixas de plástico para arrumação ou caixas transparentes, que facilita enxergar o que está guardado.

Após ensacados, é possível guardá-los em gavetas menos utilizadas ou baús. Tenha sempre cuidado, e evite deixar os gibis expostos ao sol ou em locais úmidos para não danificar os itens.

Como guardar brinquedos dentro do guarda-roupa

Buscar formas de como organizar os brinquedos das crianças é uma tarefa difícil para quem faz a arrumação do quarto, principalmente quando o ambiente é pequeno e eles ficam espalhados dando aspecto de estar ainda mais bagunçado.

Antes de mais nada, é sempre bom tentar dar uma repassada nos brinquedos, ver o que ainda faz sentido ou não a criança ter, principalmente quando ela começa a crescer e vai deixando alguns deles de lado.

Uma opção bem legal é doar os brinquedos que as crianças não têm mais interesse. Para isso, é necessário que eles estejam em bom estado e higienizados. As crianças ainda podem te ajudar neste processo.

Depois de separar os brinquedos que vão ficar, uma opção é guardá-los dentro de uma caixa organizadora de papelão ou plástico. Assim, além de deixá-los organizados, eles passam a ocupar menos espaço.

Como guardar fotos

Sabe aquelas maravilhosas fotos de infância? Podemos organizar ela no quarto pequeno pois ocupam um precioso espaço dentro do guarda-roupa, principalmente se elas estiverem em porta-retratos ou com algum tipo de moldura, mesmo que infantil.

Assim como acontece com os gibis, paras as fotos ocuparem menos espaço o ideal é estarem dentro de álbuns de fotografias ou organizadas dentro de caixas ou pastas de plástico e papelão, evitando assim que elas fiquem espalhadas em muitos lugares.

As fotos emolduradas podem ser penduradas nas paredes, já as de porta-retratos podem ficar em prateleiras, mesas e estantes como decoração pela casa.

Outra dica legal é buscar por mural de fotos na internet e ver algumas opções simples para decorar o quarto com varal de fotos no quarto e em outros ambientes da casa.

Como guardar roupas de inverno?

As roupas de invernos, costumam ocupar muito espaço, mesmo que dentro do quarto infantil enchem o guarda-roupas e geralmente são utilizadas apenas nos dias frios.

Sendo assim, o que é possível fazer com a roupa das crianças? Uma opção é colocá-las dentro de gavetas mais baixas ou mais altas do armário, que não são utilizadas sempre, também podem ser armazenadas dentro de caixas próprias para roupas ou até no modelo de cama baú.

Veja abaixo uma lista com algumas roupas que podem ser guardadas durante o período de calor:

Cachecóis;
Botas;
Jaquetas;
Blusas de lã;
Toucas;
Gorros;
Meias de lã;
Luvas.

Outra possibilidade é juntar as roupas das crianças com as dos adultos e contratar um box em um self storage para armazenar as peças durante o verão.

Como os boxes possuem diferentes tamanhos, é possível encontrar um ideal para a sua necessidade, seja para poucas ou grandes quantidades de itens.

Cama baú e móveis multifuncionais

Para você que busca saber como organizar quarto pequeno infantil e manter tudo no devido lugar, esta é uma das dicas mais importantes: opte por móveis funcionais.

Esta é uma opção muito boa, principalmente para quem tem casas pequenas, sendo que ela serve pro lar inteiro, independentemente do cômodo!

Os móveis funcionais são conhecidos por terem duas ou mais funcionalidades, conferindo assim mais espaço para os ambientes pequenos e, consequentemente, auxiliando em sua organização. Confira uma lista com algumas ideias de móveis multifuncionais para você colocar em um quarto infantil:

Cama baú: com esta peça é possível guardar itens como cobertores, edredons e travesseiros dentro do baú da parte inferior da cama, dando mais espaço nos guarda-roupas;
Escrivaninha com gavetas: ao optar por modelos com gavetas, há a possibilidade de guardar itens dentro do móvel, indo desde brinquedos até o material escolar;

Cama articulada: esta cama pode ser “dobrada”, se transformando em uma prateleira, fazer parte do guarda-roupa ou mesmo ficar encostada na parede, dependendo do tipo de modelo;
Mesa que vira estante: ótima opção para guardar itens das crianças, já que elas podem retirar os itens de dentro, utilizá-los na mesa e guardar na estante novamente, como livros e materiais de estudo por exemplo.

Móveis planejados

Se o quarto dos seus filhos foge um pouco dos padrões de tamanho, uma possibilidade é optar por móveis planejados. Eles são produzidos para atender exatamente a sua necessidade, e acima de tudo, ajudam a organizar o quarto pequeno infantil, acabando com a falta de espaço.

Seja para aquela parede mais inclinada ou aproveitar o cantinho do quarto em que não cabe um armário, esses móveis, além de ocuparem menos espaço, são feitos a partir do gosto do cliente, em aspectos como tipo de material, cor e inclusive com a possibilidade de ser multifuncional. Entretanto, os móveis planejados costumam ser mais caros que os encontrados prontos nas lojas.

Utilize baús e sapateiras

Tirar os objetos do chão dos quartos das crianças é uma tarefa difícil, principalmente se o espaço for pequeno. Duas opções interessantes que ajudam a organizar o quarto pequeno infantil e otimizar os ambientes pequenos são os baús e as sapateiras.

O baú é utilizado para guardar no seu interior diversas bugigangas e brinquedos, ajudando a tirar muitas coisas que ficam guardadas embaixo da cama. Um ponto interessante do baú é que ele pode ser encontrado em diversos tamanhos e customizações, tornando o espaço ainda mais divertido para a criançada. Além disso, algumas opções são estofadas, servindo também como poltronas!

Já as sapateiras são itens indispensáveis, principalmente se as crianças possuem muitos calçados, deixando essas peças organizadas em um único local.

Elas evitam que os calçados fiquem dentro do guarda-roupa, evitando assim que ele carregue algum tipo de bactéria para as peças que ficam guardadas lá dentro, pois mesmo higienizados, as solas, que entram em contato direto com o chão, podem carregar algum tipo de microrganismo.

Explore a parede do quarto

Com o tempo, as paredes deixaram de ser apenas divisores de cômodos e agora conferem também tanto estilo quanto espaço para organizar o quarto pequeno! Nelas, é possível colocar enfeites, quadros, prateleiras, e demais objetos do mundo infantil e ajudam a ganhar mais espaço.

Antes de mais nada, as prateleiras, sejam elas fixas ou retráteis, conseguem comportar brinquedos grandes e pequenos, fotos, livros, enfeites, entre outros objetos. Elas são alternativas interessantes para quem não quer colocar móveis como baú pou criado mudo no chão.

Guarde seus móveis e objetos em um local de segurança

Seja por valor sentimental, para guardar para outro filho ou criança, ou mesmo esperando o momento certo para fazer uma doação, a Moby Self Storage oferece uma solução de espaço adequada e segura para você guardar os objetos do quarto do seu filho.

Com soluções ideais para quem busca formas de arrumar espaço no quarto infantil ou na casa toda, a Moby Self Storage disponibiliza opções personalizadas para quem precisa de muito ou pouco espaço. Para simplificar e tornar a experiência de utilizar um box de auto armazenamento ainda melhor, a

Moby Self Storage oferece:

Monitoramento 24h;
Docas e Empilhadeiras
Caixas, fitas adesivas, plástico bolha e outros materiais para embalagem;
Carrinhos para transportar os objetos do estacionamento até boxes;
Elevador de carga para grandes volumes;
Alarme individual em todos os boxes;
Rede Wi-Fi.

O Self Storage da Moby garante tranquilidade e praticidade na utilização dos boxes e a segurança necessária para guardar os seus itens, pelo tempo que achar necessário.

O horário de funcionamento das unidades é de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, 9h às 17h. Fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas de como ter mais espaço dentro da sua casa.

Compartilhar