Ter uma coleção é em outras palavras, um hobby praticado por muitos, mas como conservar e organizar todos os itens da sua coleção?

Além de ser um passatempo, organizar sua coleção se torna também uma forma de distrair a mente do agito do dia a dia.

Há quem colecione, por exemplo, carros em miniaturas, copos de cerveja, brinquedos, óculos, discos, brinquedos entre outros objetos e itens especiais e exclusivos.

Hoje vamos dar dicas de como organizar sua coleção, dando exemplo de três tipos de coleções bastante comuns: selos, moedas e discos de vinil.

Selos

Guardar selos de outros países é uma forma de recordar os bons momentos vividos em viagens ou até mesmo de fazer uma lista de lugares que deseja conhecer.

Por isso, a organização já começa na decisão de que tipo de selos serão colecionados: selos novos ou carimbados. Para ficar um visual mais harmônico, separe-os.

Outra dica, até mesmo para a conservação, é adquirir classificadores. Os classificadores são uma espécie de álbum com páginas plastificadas, próprias para selos. Mas lembre-se de retirar delicadamente a cola que vem nos selos, para não danificar o classificador.

Moedas

Um dos maiores inimigos dos colecionadores de moeda é a corrosão, causada principalmente pela umidade e poeira. Para manter suas relíquias intactas, é bom seguir alguns passos:

  • Limpe todas as moedas antes de guardá-las: Primeiramente, você pode usar um tecido de flanela de algodão, com uma quantidade mínima de carbonato de cálcio. Lave as moedas em água corrente, com sabão neutro e uma escova de cerda macia. A secagem também deve ser feita com um tecido de flanela e acetona. Finalize encerando-as com cera microcristalina.
  • Não coloque as peças em contato umas com as outras. Para mantê-las separadas, use pequenos envelopes de papel ou plástico ou opte pelo chamado medalheiro, que parece um gaveteiro, de acrílico ou madeira, normalmente forrado com feltro.

Discos de vinil

Os discos de vinil são uma das coleções favoritas para os nostálgicos e apreciadores de boa música. Assim como as moedas, uma limpeza é fundamental, mas, nesse caso, usando uma solução de sabão neutro e água filtrada, com uma esponja bem macia.

Outra dica importante é nunca empilhar os discos um em cima do outro seja como for, o recomendado é colocar um ao lado do outro, em pé e com um espaçamento entre eles.

Lugar ideal para guardar e organizar sua coleção?

Para manter sua coleção nas melhores condições, você sempre pode contar com os boxes de armazenamento da Moby Self Storage, que oferece diversas opções de tamanhos e atualmente opera em São Paulo e Rio de Janeiro.

Entre os benefícios:

  • Utilizar 24 horas por dia;
  • 7 dias por semana (acesso de segunda à sexta-feira das 09h00 às 18h00)

Você pode utilizar um box de armazenamento, ao mesmo tempo, se sua casa estiver em reforma ou se você estiver de mudança e com dificuldades para o armazenamento de seus itens. Confira nossos planos.

Compartilhar