Buscar formas de como organizar a sala de casa se tornou mais comum no dia a dia das pessoas, já que elas têm ficado cada vez mais em casa.

A adaptação ao modelo home office somada à rotina de cuidado com os filhos, alimentação e atividades físicas sem poder sair de casa,  sem dúvida fazem necessária a necessidade de espaço. 

Sem dúvida, nada como ter um cantinho reservado ao momento para relaxar sem se preocupar com a arrumação dos cômodos da sua residência.

Para te ajudar nesse processo organizacional, fizemos um guia definitivo de como organizar a sala de casa sem nenhum sofrimento e deixá-la impecável. Afinal, a sala é o cartão de visitas do seu lar e diz muito sobre você!

Como organizar uma sala grande? 

Saber como organizar uma sala de casa não precisa ser um segredo, mesmo que ela tenha um grande espaço. Uma das principais dicas de arrumação é começar pelos itens de dentro para fora, ou seja, arrumando estantes, cristaleiras, racks, baús, ou demais móveis que possam ter objetos dentro. Faça o mesmo com prateleiras e suportes fixos na parede.

Você pode utilizar pequenas caixas para organização para te ajudar a não espalhar  os itens pela casa.  A primeira vez que fizer isso pode até demorar um pouco mais, mas acredite, vai valer a pena! Nas próximas vezes que você for arrumar a sala de casa, o trabalho será bem menor! 

Busque ter o essencial para manter um cômodo do seu agrado, pensando também no trabalho que terá ao arrumá-lo. Afinal, não é porque o ambiente é grande que você deve enchê-lo de objetos!

Como organizar uma sala pequena? 

Mesmo uma sala com pequeno espaço pode comportar uma grande bagunça se não for organizada de maneira correta. Assim como como na sala grande, comece organizando a parte de dentro de armários e estantes e depois comece a parte de fora.

Caso sua sala seja muito pequena, tente retirar esses itens de dentro e levar para outro ambiente para repassar o que continuará ou não guardado. Vale repensar também na quantidade de móveis que o cômodo tem, o espaço que eles ocupam e se realmente há necessidade de eles estarem ali. Talvez aquela pequena mesa de centro possa ir para outro cômodo e ser substituída por uma prateleira, ou mesmo optar por um sofá menor na hora de trocá-lo. O importante é ter a consciência do espaço!

Como organizar armários, racks e estantes?

Como falamos acima, arrumar armários, estantes e outros móveis da sala ajuda na organização e, consequentemente, na otimização de ambientes pequenos ao conseguir deixar mais espaços livres.

Para isso, separamos algumas dicas importantes para você levar em consideração ao arrumar a sua estante. Confira!

Organize os fios dos os eletroeletrônicos

Esta é, definitivamente, uma das partes que mais dão trabalho ao organizar uma estante, já que existem dezenas de fios de aparelhos eletrônicos, como rádio, televisão, videogame, home theater, DVD e demais itens que precisam ir à tomada para funcionar.  

Primeiramente, você pode colocar etiquetas de identificação em cada um dos cabos para facilitar o remanejamento caso seja necessário. Outra dica é utilizar braçadeira nos fios, segurando eles em um único lugar, e utilizar uma tomada régua para tomada deixando tudo no mesmo local. Cuidado com os brinquedo infantis 

A sala de estar é um dos principais pontos da casa, para interação com os familiares, visitas e descanso, de fato, para quem tem crianças em casa, esse cômodo é uma excelente opção para brincar e aproveitar ao lado dos pequenos.

Mas cuidado para não exagerar na quantidade de brinquedos dentro dos móveis, pois quando menos esperar, eles poderão estar espalhados por toda casa. 

Tente deixar apenas os brinquedos que as crianças brincam com mais frequência, os demais no quarto delas ou no quartinho de brinquedos.

Tente utilizar caixas de plástico para arrumação para os que ficarão na sala. Você pode aproveitar e sempre pedir a ajuda das crianças para organizar os brinquedos, além de ter auxílio na tarefa, você as ensina a ter responsabilidade.

Não esqueça dos CDS, livros e documentos

Muitas pessoas costumam fazer coleções de CDs, discos e livros, e aproveitam as estantes da sala para guardá-los. Ao arrumar a estante, tente separar os itens que menos usa para armazená-los no estoque em casa ou contratar um box de armazenamento, que confere a segurança necessária para você deixar suas coleções a salvo.

E para os itens que ficarão, assim como nos brinquedos, utilize as caixas de plástico para arrumação e deixar tudo mais organizado. 

Já os documentos, como contas pagas, contratos e certificados, por exemplo, você pode guardar dentro saquinhos plásticos e pastas. Caso haja uma grande quantidade de documentos, você também pode contar com a ajuda de caixas ou mesmo com um armazenamento externo. Mas, antes de mais nada, não esqueça de retirar tudo o que não precisa mais!

Como organizar enfeites e a decoração da sala

Os enfeites são lindos e realmente são a alma dos cômodos da casa. Entretanto, muitos itens decorativos podem atrapalhar na hora limpeza, e passar um paninho para retirar o pó pode demorar mais do que imagina. 

Tente ao máximo deixar apenas o que é necessário, como aquele porta-retrato com a foto da família ou o bibelô especial. Uma alternativa também distribuir esses objetos nas outras partes da casa, como sala de jantar, corredores e cozinha, por exemplo. Veja algumas dicas para decorar e organizar com mais facilidade a sala da sua casa.

Tapetes

Os tapetes e passadeiras, sejam eles para a entrada das portas ou modelos centrais, podem ser, além de lindos, difíceis de higienizar. 

Por isso, é sempre bom considerar modelos mais práticos e que você pode limpar em casa, sem a necessidade de enviá-lo a uma lavanderia. Entre os tipos mais conhecidos e fáceis de higienizar estão o tapete de sisal e o belga.

Sofá

O sofá é um item que traz muita preocupação, principalmente se ele não for impermeabilizado, já que existe riscos de cair sujeiras ou mesmo alimentos que possam criar algum tipo de mancha. 

Para evitar esse problema, você pode optar pela capa de sofá. Outros itens que também podem ajudar são as mantas e os xales próprios para sofá.

Porta controle 

Só quem perde o controle da televisão ou de outros aparelhos constantemente sabe a importância de um porta controle, não apenas deixam os controles reunidos no mesmo lugar. Só para ilustrar, ele evita que você se levante do sofá e fique procurando por ele. 

É possível encontrar diversos modelos de porta controle, desde os tradicionais, que ficam no encosto do sofá, até modelos mais modernos, como os de almofadas. Aqui vale também buscar por algo criativo e que combine com o restante da decoração. 

Cortinas 

Se você gosta de ambientes mais escuros, considere colocar cortinas, já que elas são mais fáceis de higienizar. Caso você já tenha e o modelo dela é de trilho, considere trocá-la por uma de varão. Além de mais moderna, ela é muito mais simples colocar e retirar uma cortina de varão. 

Prateleiras e móveis suspensos

As prateleiras, nichos e os móveis suspensos estão cada vez mais saindo dos quartos e adentrando outros cômodos da casa, dessa forma, além de dar mais estilo ao ambiente, elas conferem um espaço pouco explorado: as paredes.

Dessa forma, as paredes deixam de ser apenas separadores de cômodos e passam a ser, de fato, uma parte do cômodo a agregar mais espaço  e complementar a decoração.

Confira abaixo uma lista de itens que podem ser colocados nas prateleiras e nichos:

  • Revistas;
  • Livros;
  • Quadros;
  • Álbuns de fotos; 
  • Porta treco;
  • Vasos de plantas.

Esses móveis suspensos, por exemplo, são soluções para organização ideais pro lar inteiro. Use a criatividade e aproveite as paredes de casa!

Móveis multifuncionais e móveis planejados

Uma das principais dicas para quem sofre com espaço na sala de casa, implicando assim na sua organização, é optar por móveis multifuncionais e móveis planejados.

Os móveis multifuncionais possuem duas ou mais funções, sendo uma ótima opção para otimização de ambientes pequenos. O sofá que vira cama, por exemplo, é um móvel multifuncional muito conhecido.

Já os móveis planejados são feitos para atender a sua necessidade, como fazer um painel de TV em um tamanho maior que o padrão, ou uma pequena prateleira por exemplo.

Para isso, o espaço de casa é medido e você passa o máximo de informações para a produção deste móvel, como cor e material, por exemplo. Confira alguns itens da sua sala que podem ser planejados:

  • Estante;
  • Rack;
  • Mesa de centro;
  • Sofá;
  • Armários.

Como resultado, é importante ressaltar que muitos móveis planejados podem ser também multifuncionais!

Uma solução definitiva para quem procura espaço no dia a dia

Manter a organização da sala é uma tarefa importantíssima, afinal, este cômodo é o cartão de visitas da sua casa. Organizar sua sala pode ser uma tarefa mais agradável e rápida do que você imagina, principalmente quando o resultado final é um cômodo tão lindo e organizado quanto os de internet.

Para te ajudar, a Moby Self Storage, empresa especialista em soluções de self storage, oferece diversas opções de boxes de auto armazenamento para você guardar os móveis da sua sala e do restante da sua casa pelo tempo que for necessário e com a segurança que você precisa!

Seja buscando espaço para organizar a sala de casa, para uma mudança ou mesmo fazer um estoque, a Moby tem a solução certa para você. Entre em contato conosco descubra a unidade mais perto de você!

Compartilhar